Total Pageviews

Blog Archive

Search This Blog

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG investiga suspeita de injúria racial

Share it:
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG investiga uma suspeita de injúria racial praticada por uma professora contra um aluno, na última quinta-feira (09). O caso chegou à direção, nesta terça-feira (14).
“Nós estamos trabalhando na abertura de um processo administrativo para ouvir as partes e, constatando o que foi denunciado, será aplicada uma pena de acordo com a lei 8.112”, explica o Diretor-Geral, Renato Cota.
Supostamente, o episódio aconteceu durante uma aula na quadra de esportes. A professora pediu que a suspeita vítima e o colega tirassem “impar ou par” para saber qual dos dois ficaria do lado em que o sol esvtava pegando. A vítima foi sorteada para ficar no sol e a docente disse que a natureza era justa, mandando os negros para a África, onde o sol era mais forte, e os brancos para onde não tinha sol. Disse ainda que o aluno não podia controlar seus comentários e finalizou afirmando que “esse pessoal de esquerda fica implicando com coisas desnecessárias”.

Esta não seria a primeira vez que a professora se envolve em casos de racismo. Em 2017 ela também ofendeu uma aluna e foi acordado entre ambas um pedido de desculpas e retratação.
“Este ano ela reincidiu e agora não cabe mais sindicância e sim processo administrativo. A comissão administrativa apurará os fatos e fazer a dosimetria para aplicar a pena de acordo com a lei”, esclarece Renato.
O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-Brasileiros e Indígenas do IFMNG divulgou uma nota de repúdio ao acontecido.
“Este caso representa a infeliz realidade, diária, vivida por grupos socialmente excluídos em nossa sociedade; vivência que torna os espaços públicos, inclusive o ambiente educacional, ainda permeado pelo desrespeito à diversidade e o ódio classista e racista que remonta a estrutura social, perversa e histórica dos 300 anos de escravidão deste país. [...] O NEABI-IFNMG/ Campus Montes Claros repudia quaisquer manifestações racistas e preconceituosas e reafirma seu compromisso com a liberdade e a diversidade conclamando a comunidade do IFNMG a se unir a nós num gripo de respeito que ecoe permanentemente”.
Fonte: Web Terra

Share it:

IFNMG

Minas Gerais

Montes Claros

Post A Comment:

0 comments: