Total Pageviews

Blog Archive

Search This Blog

Montes Claros ocupa terceiro lugar em ranking que avalia número de acidentes em cidades mineiras

Share it:
De acordo com um mapa social divulgado pelo Ministério Público, Montes Claros é a terceira cidade de Minas Gerais que mais registrou acidentes de trânsito com vítimas em 2017. O dado é alarmante, porque a maior cidade do Norte de Minas fica a frente de municípios mais populosos, como Juiz de Fora e Contagem, por exemplo. No último ano, 2.394 casos de vítimas feridas ou mortas em ocorrências de trânsito foram computados. Para a Polícia Militar, a incidência maior de vítimas está em condutores de motocicletas que têm até 24 anos.
Segundo o mapa do MP, Montes Claros só fica atrás da capital mineira, Belo Horizonte, e Uberlândia, mas à frente de cidades maiores, como Contagem, Juiz de Fora e Betim.

Veja o ranking
  1. BELO HORIZONTE: 10.704
  1. UBERLÂNDIA: 4.624
  1. MONTES CLAROS: 2.394
  1. JUIZ DE FORA: 2.262
  1. CONTAGEM: 2.214
  1. IPATINGA: 1.753
  1. UBERABA: 1.608
  1. GOVERNADOR VALADARES: 1.509
  1. PATOS DE MINAS: 1.342
  1. DIVINÓPOLIS: 1.112
  1. BETIM: 947
  1. SETE LAGOAS: 857

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

O que revelam os números

Para o major da Polícia Militar, Giovani Rodrigues, os altos índices de acidentes registrados em Montes Claros podem estar associados à imprudência dos motoristas. Ele acredita que o crescimento da frota de veículos também é um dos fatores que prejudicam o trânsito da cidade.

“A imprudência é o carro-chefe dos acidentes, sem sombra de dúvidas. As pessoas hoje não têm noção dos riscos que correm ao colocarem um veículo nas ruas e não se atentam para os cuidados que precisam ser tomados. São vidas que estão em risco. Além disso, nos últimos anos, a frota de veículos da cidade cresceu muito em números, o que pode ter piorado”, comenta o major.
O policial militar explica ainda que os acidentes com vítimas em Montes Claros são mais recorrentes em ocorrências que envolvem motociclistas jovens, com menos de 24 anos. “Montes Claros acompanha uma tendência que se observa nacionalmente. O Brasil tem registrado, como um todo, mais acidentes com motociclistas jovens, e isso se repete no Norte de Minas”, afirma.


A coordenadora de custos Gisele Cardoso faz parte das estatísticas. Ela já sofreu três acidentes de moto. Em um deles, chegou a ficar inconsciente e perder a memória por três dias, enquanto esteve internada em um hospital da cidade. Os planos de se casar com o atual marido quase foram prejudicados.

“Faltavam quatro meses para o casamento, aí eu acidentei de moto. O carro me fechou para passar primeiro que eu em uma rua estreita e caí no buraco. Quando me dei conta do que aconteceu, foi complicado, tive sequelas, me machuquei. Graças a Deus recuperei e consegui me casar, mas não foi fácil”, conta a coordenadora de custos.

O Mapa Social

O Mapa Social é uma ferramenta que tem por finalidade oferecer um panorama da realidade social de Minas Gerais. A ferramenta do Ministério Público de Minas Gerais reúne os principais indicadores sobre segurança, saúde e educação. O estudo usa dados divulgados por diferentes instituições e órgãos públicos das áreas de educação, saúde e segurança, além de índices socioeconômicos e demográficos. Mais informações podem ser consultadas no site do MP.
Share it:

Minas Gerais

Montes Claros

Post A Comment:

0 comments: