Total Pageviews

Search This Blog

Suboficiais e Subtenentes – Proj. DE LEI erra e gera diferenças entre militares de mesma graduação

Share it:
Resumo: O projeto apresentado pelo governo federal cria grupos privilegiados e grupos prejudicados dentro de mesmas graduações nas FA. Onde deveria haver a chamada paridade ocorrerá disparidade. Os suboficiais da FAB e MARINHA – ao contrário de seus PARES do Exército – Não receberão habilitação por ALTOS ESTUDOS. Será uma diferença de quase 2 mil reais entre militares da mesma graduação e isso tem gerado indignação entre os militares da Marinha e Força Aérea, principalmente os da reserva e os que estão pra ser transferidos para a mesma nos próximos meses. Militares da Marinha têm o curso de habilitação para suboficial e o Aperfeiçoamento e Militares da FAB têm, além do curso de aperfeiçoamento, diversos outros cursos que não foram reconhecidos como de ALTOS ESTUDOS.

A proposta para que militares da mesma graduação nas três forças armadas passem a receber salários iguais é inserir no Projeto de Lei o seguinte texto, ou similar (em verde):

Art. 1º A Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, passa a vigorar com as seguintes

alterações: (… )

Art. 8º Os percentuais do adicional de habilitação, inerentes aos cursos realizados com aproveitamento pelo militar, são definidos no Anexo III a esta Lei e produzirão efeitos financeiros a partir das datas nele especificadas.
Parágrafo único – Os militares na graduação de Suboficial da Marinha e Força Aérea e Subtenentes do Exército que não possuírem cursos equivalentes a ALTOS ESTUDOS até a data da publicação dessa lei terão seus cursos de aperfeiçoamento (CAS e AP) equiparados, para efeitos financeiros, aos cursos de ALTOS ESTUDOS II constantes do anexo III dessa lei.
Art. 9º A gratificação de representação… … …

Entenda a questão mais a fundo

1 – O Que fez com que os suboficiais ficassem extremamente insatisfeitos com o projeto de lei chamado REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS apresentado pelo governo para a câmara federal em março de 2019?

Pelo fato das carreiras militares serem atípicas cremos que para o parlamentar ou para o cidadão comum é muito difícil perceber a “olho nu” as enormes disparidades que existem no projeto apresentado pelo Ministério da Defesa.

Apesar do governo federal Apresentar o projeto como muito bom, garantindo que não haverá desigualdade entre militares da ativa e reserva ou mesmo entre militares em mesmos postos e graduações nas 3 forças armadas, o documento faz com que milhares de militares na graduação de suboficial, que serviram ou servem na MARINHA E FAB, fiquem com o salário menor em aproximadamente 1.7 mil reais em relação ao que receberão os militares do exército brasileiro na graduação de SUBTENENTE.

Os militares do EXÉRCITO, por realizar rotineiramente o curso de formação de OFICIAIS AUXILIARES, denominado CHQAO, ainda que não sejam promovidos a oficiais, receberão o adicional por ALTOS ESTUDOS, que, conforme o projeto de lei diz, garantirá um percentual de 73% sobre o soldo.

Marinha e Força Aérea se apressam para criar cursos equivalentes para seus graduados, mas a disparidade deve permanecer para os militares que já estão na reserva ou vão ser transferidos para a reserva remunerada nos próximos meses. São milhares de militares que acreditavam que o projeto de lei iria garantir a chamada PARIDADE entre ativa e reserva. Ha muita inquietude entre todos e expectativa que essa situação seja corrigida.

Os militares da MARINHA na graduação de suboficial atualmente somente contam com o curso de habilitação para suboficial e os militares da Força Aérea contam somente com o curso de APERFEIÇOAMENTO. Os dois cursos NÃO SÃO atualmente reconhecidos como de ALTOS ESTUDOS.

2 – Como o governo apresentou esse aspecto do projeto para os parlamentares?

Na apresentação do projeto, feita para parlamentares, que desconhecem a carreira das praças das FORÇAS ARMADAS, o governo distribuiu um slide que apresenta os militares na graduação de SUBOFICIAL e PRIMEIRO SARGENTO no rol dos que receberão a gratificação equivalente a ALTOS ESTUDOS. Para quem não conhece a questão a fundo é claro que ficou a ideia de que todos os suboficiais receberiam o percentual. Todavia, isso não é verdade, o direito atualmente só pode ser usufruído por militares do Exército Brasileiro.

Notem ainda que no SLIDE (abaixo) divulgado pelo ANTAGONISTA não aparecem SUBOFICIAIS recebendo o adicional de habilitação por APERFEIÇOAMENTO, que é o que de fato vai valer para todos os SUBOFICIAIS da FAB e MARINHA na reserva remunerada. É importante ainda lembrar que, segundo o novo projeto, estes, a titulo de “paridade” com os da ativa, perderão o adicional de tempo de serviço que porventura possuírem nos seus contracheques. Direito conquistado antes da MP-2215.

3 – Como essa situação que tende a prejudicar milhares de militares e suas famílias pode ser resolvida?

Os militares têm se reunido e discutido soluções, que levarão até os parlamentares, que são quem de fato vai decidir sobre o projeto.

a) Uma das primeiras soluções mencionadas nos “grupos de estudo” foi a inclusão de um item na tabela de adicional de habilitação. Este item deixaria especificado que ao CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, para os suboficiais, seria atribuído o mesmo valor dado para o curso de ALTOS ESTUDOS.

A tabela (divulgada pelo MONTEDO e ANTAGONISTA) ficaria, portanto, como a mostrada abaixo.
 

b) Outra solução proposta atribuiria ao curso de aperfeiçoamento o valor de 71% para suboficiais, subtenentes e sargentos. Essa solução é uma das propostas da FECAMIL, associação de militares sediada no RIO DE JANEIRO.

MUITOS MILITARES TÊM APRESENTADO SUGESTÕES DE NOVOS PLANOS DE CARREIRAS E ATÉ DE PECS, SÃO SUGESTÕES LOUVÁVEIS, MAS O MAIS IMPORTANTE É FAZERMOS COM QUE A INSATISFAÇÃO CHEGUE AO CONHECIMENTO DAS AUTORIDADES QUE TEM FORÇA PARA MUDAR A COISA. Por isso é necessário que militares estejam atentos par na hora certa pressionar os parlamentares por meio de telefonemas, mensagens de whatsapp e outros meios.
—————————————————————————–
USE OS BOTÕES ABAIXO E ENVIE MENSAGENS AUTOMÁTICAS EXPLICANDO ESSE CASO PARA OS DEPUTADOS FEDERAIS DA BASE ALIADA
Share it:

Destaques

Exército

Fab

FFAA

Marinha

Post A Comment:

0 comments: